SAÚDE: 6º Mutirão gratuito contra o glaucoma e catarata será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em Prado


A Prefeitura de Prado, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará realizando um mutirão de atendimento para prevenção do glaucoma e da catarata gratuitamente, no próximo dia 27 e 28 de abril, na sede da Prefeitura Municipal de Prado.

DSC4123

Os interessados devem apresentar originais e cópias do RG, comprovante de residência e Cartão do SUS. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento especializado.

De acordo com o secretário de saúde, Luciano Mota, o glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e, na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. A prevenção é essencial para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta, no início, as chances de controle são maiores”, alertou.

DSC4083

Já a catarata, caracteriza-se pela formação de visão nublada, “como se olhasse por uma janela embaçada ou enevoada”, explicou o secretário. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler e dirigir um carro e progredir até prejudicar completamente a visão.

Segundo Lucas Barreto, Coordenador da Saúde de Atenção Básica do Prado, “o mutirão tem a finalidade de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios, principalmente na população mais carente”. Ele lembra que além da consulta, quando a doença é diagnosticada, o paciente terá acesso imediato aos medicamentos e tratamentos necessários.

curso-de-educação-permanente-em-prado-com-caio-rodrigues-3-896x420

E acrescenta: “ O desafio é estimular e preparar as equipes para os desafios a serem enfrentados, garantindo melhor prestação de serviço à população.”, concluiu.

O público-alvo é constituído por pessoas com fatores de risco, como diabéticos, hipertensos, cardíacos, maiores de 50 anos, pessoas com asma ou que possuem casos de glaucoma na família.

Para usufruir do serviço, os interessados devem procurar a unidade de saúde de família para fazer a triagem com o profissional que os encaminhará para o mutirão.

Serviço:
6º Mutirão de Glaucoma
Datas: 27 e 28 de Abril (Quinta-Feira e Sexta-Feira)
Local: Sede da Prefeitura Municipal de Prado
Horário: 8 horas da manhã